sexta-feira, 16 de maio de 2014

receita: A biomassa de banana verde

receitas:

A BIOMASSA DE BANANA VERDE


Além de ser saborosa, a banana verde ainda traz uma série de benefícios. Pode ajudar na redução de peso e do colesterol, controla a quantidade de açúcar no sangue (glicemia), é rica em amido, fornece energia para o organismo, regula o intestino, ajuda na digestão, entre outras coisas. E quando utilizada na forma de farinha ou biomassa, a banana verde mantém os mesmos nutrientes e calorias.
A biomassa de banana verde é na verdade um purê grosso, sem gosto de banana, que substitui cremes, farinhas para engrossar, ou até mesmo multiplica os alimentos, isso tudo sem alterar o sabor dos mesmos. A biomassa de banana verde contém uma substância chamada Amido Resistente que nosso corpo não consegue digerir e portanto não engorda. Essa substância vai direto para o intestino, alimenta as bactérias boas e acelera o trânsito intestinal.
É possível colocar várias receitas como tortas, sucos, bolos, cremes, sobremesas, risotos, etc. Opções não faltarão. O legal é fazer a biomassa e congelar as mini porções para sempre ter à mão.

Ingredientes

6 Bananas verdes - de preferência banana nanica
Modo de preparo

1.Separe as bananas e mantenha os talos.
2.Lave as bananas com água e sabão.
3.Coloque água até a metade de uma panela de pressão e leve para ferver.
4.Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca. Água deve estar fervendo para que haja o "choque térmico".
5.Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão.
6.Assim que a pressão iniciar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
7.Depois de 10 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente.
8.Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e com a ajuda de um pegador e uma faca, vá abrindo cada banana, bem quente, e vá colocando num processador ou liquidificador (sem a casca). A banana não pode esfriar. As bananas irão virar uma massa bem espessa, a biomassa.
9.Coloque em porções individuais e congele.
10.Para usar a biomassa depois de congelada é só descongelar as porções em temperatura ambiente e levá-las ao fogo com um pouco de água, mexendo, até que ela se desmanche totalmente. Quanto mais no fogo, mais grossa. Para deixar lisinha novamente a biomassa deverá ser batida no liquidificador enquanto quente.


Obs. Eu sempre fiz com a banana da terra. Sempre tirei a semente e o fio. Nunca fiz com casca. A semente deixa escura a massa com alguns dias.
Para uma pessoa só é melhor 3 bananas.
Eu bato no liquidificador pois não tenho processador e coloco um pouco de água se não o liquidificador não bate.
Bata uma colher em qualquer vitamina. Ou com água, couve,salsa,e granola. hortelã e gengibre uma ponta de colher de café.


Nenhum comentário: