sábado, 23 de agosto de 2014

Cobra de Fogo - Boi tatá - lenda - Reciclagem

                 Dia 22 de AGOSTO DIA DO FOLCLORE




















Ele faz a namoradeira.Ainda vai postar.




Ainda vai postar é reciclagem.




                           COBRA DE FOGO - BOITATÁ

Quem fez a cobra foi um aluno que ficou cego há pouco tempo.
Meus alunos são cegos ou de baixa visão e com outros problemas e dificuldades.
Estes trabalhos acontecem porque também recebi doações.

Boitatá é um termo tupi-guarani, o mesmo que Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão, ... Significa, assim, cobra de fogo, fogo da cobra, em forma de cobra ou coisa de fogo
 possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros.
A mescla de diferentes culturas permitiram produzir. 

As lendas e mitos brasileiras possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros.
A mescla de diferentes culturas permitiram produzir mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.

No início do século XIX, as artes brasileiras estão passando pelo Romantismo e muitas das lendas brasileiras passam a ser representadas em poemas, livros e pinturas devido ao movimento nacionalista ocorrido neste período e é neste momento que o autor Monteiro Lobato publica sua obra infantil, a coleção do Sítio do Pica-pau Amarelo, na qual são apresentadas algumas das lendas brasileiras.

A lenda diz que num certo tempo as matas ficaram na escuridão, sem a luz do sol. Fortes tempestades caíram, causando enchentes nas matas e florestas, o que provocou a morte de muitos animais.
Dos poucos animais que restaram, uma cobra, sem ter do que se alimentar, passou a comer os olhos dos animais mortos, que brilhavam no escuro. Com isso, a luz desses olhos foi se acumulando dentro do corpo da cobra, deixando-a totalmente transparente e iluminada.

A cobra iluminada
Porém, alimentar-se de olhos animais deixou a cobra enfraquecida e a mesma morreu, perdendo sua luz interna. Dizem que a luz interna que saiu da cobra se transformou novamente em sol, trazendo a luz de volta para o mundo.
Essa cobra passou a ser chamada de Boitatá, e de sua boca sai uma chama de fogo, que ela usa para queimar caçadores e destruidores das matas e florestas.

O Boitatá se transforma em um tronco, para enganar os lenhadores, e quando os mesmos se aproximam para cortar o tronco, ele vira uma grande chama de fogo, queimando-os.Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Boitatá

Uma lenda indígena que descreve uma cobra de fogo de olhos enormes ou flamejantes.
Foram encontrados relatos do Boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560.


Para os índios ele é "Mbaê-Tata", ou Coisa de Fogo, e mora no fundo dos rios. A narrativa varia muito de região para região. Único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a terra, o Boitatá escapou entrando num buraco e lá ficando, no escuro, motivo pelo qual seus olhos cresceram.
Outros dizem que é a alma de um malvado, que vai incendiando o mato à medida que passa.
Por outro lado, em certos locais ele protege a floresta dos incêndios.
Algumas vezes persegue os viajantes noturnos, ou é visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro da mata.
Tem vários outros nomes: Cumadre Fulôzinha, Baitatá, Batatá, Bitatá, Batatão e Biatatá.

O Boitatá pode ser uma explicação mágica para o fogo-fátuo.1 A versão que predominou foi a do Rio Grande do Sul. Nessa Região, reza a Lenda que houve um período de noite sem fim nas Matas. Além da escuridão, houve uma enorme enchente causada por chuvas torrenciais. Assustados, os animais correram para um ponto mais elevado a fim de se protegerem. A Boiguaçu, uma Cobra que vivia numa gruta escura, acorda com a inundação e, faminta, decide sair em busca de alimento, com a vantagem de ser o único bicho acostumado a enxergar na escuridão. Decide comer a parte que mais lhe apetecia, os olhos dos animais e de tanto comê-los vai ficando toda luminosa, cheia de luz de todos esses olhos. O seu corpo transforma-se em ajuntadas pupilas rutilantes, bola de chamas, clarão vivo, Boitatá, Cobra de fogo. Ao mesmo tempo a alimentação farta deixa a Boiguaçu muito fraca. Ela morre e reaparece nas Matas serpenteando luminosa. Quem encontra esse ser fantástico nas campinas pode ficar cego, morrer e até enlouquecer. Assim, para evitar o desastre os Homens acreditam que têm que ficar parados, sem respirar e de olhos bem fechados. A tentativa de escapar da Cobra apresenta riscos porque o ente pode imaginar fuga de alguém que ateou fogo nas Matas. No Rio Grande do Sul, acredita-se que o "Boitatá" é o protetor das Matas e das campinas. A verdade é que a ideia de uma cobra luminosa, protetora de campinas e dos campos aparece frequentemente na Literatura, sobretudo nas narrativas do Rio Grande do Sul.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



1 garrafa de refrigerante
cola
1 copo da embalagem de ovo para cabeça
jornal
fita crepe
2 olhos
a língua é reciclado de frutas
base acrílica
guache
verniz








Aqui ele pica o jornal para fazer a papietagem.
Quem monta a escultura sou eu. Eles nem sabem. O restante é ele.









Ele passou cola para começar a colar os pequenos papéis. Jornal.






Tem 2 deles fazendo o boi bum bá. Será postado.



Ele já papietou toda cobra.São pequenos pedaços de jornal e não pode ficar aparecendo nada.




  Na lenda fala de tronco. Aí para ela ficar mais segura e nítida está na árvore que passa a ser tronco.



Aqui é o fundo.





Ele recobre fazendo a papietagem com um papel branco de traçado. Ele faz assim porque se não gasta muita base acrílica e não tenho quase. Como sou eu quem faço a maioria de minhas roupas os pedaços eu deixo para reciclagem.




 Ele já passa a base acrílica.








Ela nasceu cega e não tem coordenação motora fina. Ela só pinta no meio e demora. Tudo no tempo dela.





Vai começar a passar a base acrílica.











 Ele vai começar a pintar com guache e eu cobri com jornal para não estragar ou manchar o trabalho.Ele é cego.



                    Ele pinta só a cobra agora.










Aqui ele estava feliz porque estava cantando uma música.Ele faz um vaso com caixas - reciclagem. Quando pronto eu posto.






Aqui já tirei o jornal e a cobra já foi pintada.





Aqui eu cobri a cobra e ele pinta a árvore. Eu fiz ela encima de uma árvore. Na lenda não é mas ela precisa estar segura.








Ela pinta o violão da fábula - Festa no Céu.






 
                                               Ainda vou postar.










Nenhum comentário: