sexta-feira, 21 de março de 2014

Primeiros trabalhos de 2014


 Em 17 de março inicia o ano letivo de 2014. Atrasado devido a greve em 2013.
  Meus alunos(as) são cegos e de baixa visão, mas também tem outros problemas, dificuldades. Trabalho com filmes,histórias - os clássicos, lendas,músicas,leitura oral, argila, gesso, jogos, pinturas com várias técnicas,reciclagem, quebra cabeça, flores,bijuterias e outros trabalhos que irão ver. 


 




 Ele é cego. Pinta um coelho. Passei o barbante.



 Ele ficou cego há 3 anos. Tem 23 anos.



 Ela tem baixa visão. Mas tem outras dificuldades.




Ele tem baixa visão. Quando veio para mim há três anos nem conversava. Hoje, ele fala,brinca,canta.



 Ele é o de baixa visão e já terminou a ratinha.



 Ele usou o lápis, guache, tecido, cola e usou uma textura diferente pintando o papel de filtro de café. Eu colei os olhos para ficar mais bonito e mais fácil.


A primeira ratinha foi usado lápis aquarela. O que pintou tem baixa visão e aos 18 anos sofreu um acidente que o prejudicou.Usou tecido,olhos e guache no rosto.


 Ele só usou lápis e giz de cera.


 É cego de nascença. Só usou giz de cera,olhos,tecido.


 Ele está pintando. É assim que fica parte do tempo.





 Ele é cego e está costurando. Veja que terminou.





 Aqui é uma viola de cocho de isopor. O isopor é reciclado. Era do encaixe da TV.
Ele vai papietar. Fará o trabalho com papel machê. Vai picar o jornal em pequenos pedaços e recobri-la toda.


Coelho em EVA, mas fui eu quem fiz. 



 Flor de garrafa pet. O aluno pintou com tinta vitral. Eu queimei a berada na vela. Ele encapou o CD com tecido. Usou cola, Tinta vitral rosa e amarela.
Miolo de EVA e feltro na cepala.






Ele é cego. Está pintando uma caixa de ovo e depois vai colocar o ovo de Páscoa.








Ele é baixa visão,mas quase não vê. Está montando um quebra cabeça pela primeira vez. Hoje, não conseguiu,mas brincou se soltou e conversou. Fez amizade com os da sala que já se conheciam.


Cego. vai pintar uma onça e usa lápis de cera.





Ele está fazendo uma mata.Pinta com pincel chato e usa varias cores para parecer mata. Depois vai colocar uma onça. só vai usar o guache.



 Ela iniciou a pintura da ratinha comigo,mas terminou com outra professora.


O primeiro coelho foi pintado com guache.Ele tem baixa visão.



Cego e usou só giz de cera.
Ele não consegue trabalhar com guache .





 Cuiabá faz aniversário dia 08 de Abril então ele está pintando a primeira igreja que foi feita pelos escravos.A igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.




Usou só guache.

Aqui é a fotografia da igreja. Ficou ótima a pintura dele.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é uma igreja católica localizada em Cuiabá, capital do estado brasileiro de Mato Grosso.
A igreja é um dos marcos de fundação da cidade de Cuiabá, tendo sido construída em arquitetura de terra em torno de 1730, próximo às águas do córrego da Prainha, em cujas águas Miguel Sutil descobriu as minas de ouro que impulsionariam a colonização da região. Sua fachada, de grande simplicidade, é típica da arquitetura colonial brasileira e esconde a decoração barroca-rococó nos altares do interior, com rica talha dourada e prateada, única com esses detalhes no país. Construída inicialmente com a técnica da taipa de pilão, passou por várias reformas, incluindo uma que transformou sua fachada em neogótica, entre as décadas de 1920 e 1980, quando foi reformada e a arquitetura colonial resgatada. Tombada em 1975 pelo IPHAN, em 1987 pela Fundação Cultural de Mato Grosso e incluída no perímetro tombado do Centro Histórico de Cuiabá em 1993, é palco da Festa de São Benedito, mais longa festa religiosa do estado.
No pé da colina onde hoje está a igreja de Nossa Senhora do Rosário, à margem esquerda do córrego da Prainha, estava localizada a maior mina de ouro da região. Foi esta mina a origem da povoação de Cuiabá, que se deu à margem direita do córrego, em torno das jazidas.(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)


Festa de Santo em Cuiabá.



 Cego e vai pintar com guache a onça. Uns consegue e outros não.

Este é cego,mas só vai pintar com giz de cera a onça.

Nenhum comentário: