segunda-feira, 12 de abril de 2010

Gêneros textual

Tipologia Textual

Gênero informativo


Notícia: informação, conhecimento, notificação. Resumo de um acontecimento, ou de um assunto qualquer. Novidade ou lembrança. Ex: Especial Voo Gol 1907.
Exército continua resgate de corpos do voo da Gol.
Veja fotos do local da queda.

Gênero informativo :
Este é um dos gêneros que leva a informação ao leitor, ele é divulgado em revistas, livros, jornais, Internet e sempre tem a intenção de deixar o leitor bem informado sobre este ou aquele assunto.
Apresentarei, cinco, modelos de textos com gênero informativo(notícia, anúncio, reportagem,propaganda, horóscopo).
A notícia aparece envolvida num canal: imprensa falada ou escrita ( rádio, televisão,jornal,revista, internet etc.), um emissor( quem escreve ou quem transmite oralmente a notícia) e um receptor (ouvinte, leitor ou telespectador) interessado naquele fato ou acontecimento.
Sua característica – Modo de organização discursiva{ Narrativo, com a possibilidade de trechos descritivos e expositivos.

OBJETIVO DO GÊNERO TEXTUAL
{ Informar sobre os fatos ou acontecimentos atuais de interesse da comunidade.

Anúncio:
mensagem publicitária veiculada na mídia. Notícia pela qual se dá qualquer coisa ao conhecimento público. Previsão; vaticínio.

Horóscopo - prognóstico sobre a vida duma pessoa, tirado, segundo os astrólogos, da situação de certos astros na hora do nascimento dela.

Reportagem – Atividade jornalística que corresponde gerar cobertura de acontecimento, apuração de fatos pesquisa de assunto, interpretação de texto final.
As reportagens se fazem acompanhar de fotos, gráficos, depoimento. Para chamar a atenção, as revistas trazem estampas na capa fotos da reportagem principal que será desenvolvida no interior da publicação. Os títulos estão sempre grafados em maiúsculas e são acompanhados de pequenos lides, ou trechos resumidos, com informações essenciais para fazer com que o leitor se decide sobre seu interesse em ler ou não o texto todo.
A reportagem, diferentemente da notícia, não é um puro relato de fatos
ou acontecimentos recentes, mas sim tem o compromisso de investigar um
tema de interesse da comunidade. Por isso, há revistas especializadas em
diferentes assuntos e faixas etárias: economia, politica, decoração, moda,
agricultura, informática etc.
A reportagem não é exclusivamente da imprensa escritas, podendo ser veiculada também por televisão, rádio ou internet. A importância da reportagem está no fato de ela ser sempre informativa, atingir um número grande de leitores ou ouvintes e variar a temática de acordo com a época e o interesse do grande publico.

Propaganda – Propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias. Forma de promover o conhecimento e a aceitação de ideias, produtos, etc., Por meio da veiculação na mídia de mensagens pagas; publicidade.
Gênero correspondência

Carta – comunicação manuscrita ou impressa, endereçada a uma ou várias pessoas; epístola. Tem carta comercial, carta amorosa, carta de reivindicação,carta amigável p parentes, amigos , carta publicada em jornal,revistas, etc.

A carta é uma mensagem manuscrita ou impressa dirigida a uma pessoa ou a uma organização para comunicar-lhe algo. Espécie de conversa entre o remetente e o destinatário. É enviada pelo correio, em envelope, em geral selado, preenchido com o nome e endereço do remetente e destinatário. Pode conter informações particular ou institucionais: se particular, varia em grau de formalidade, podendo chegar à informalidade, ocasião em que ocorrem marcas de oralidades (como eu ia dizendo....ora, nem lhe conto..., você nem imagina...); se institucional, segue uma estrutura rígida. A relação entre remetente/destinatário e a finalidade da carta determinam o grau de formalismo, bem como escolha das formas de tratamento, do vocabulário e da estrutura sintática.

Bilhete
- mensagem simples, reduzida e breve tanto na forma como no conteúdo,em linguagem coloquial ou informal. Geralmente utilizado para dar um recado ou fazer uma solicitação breve. Apresenta vocativo e assinatura.

Convite – Mensagem pela qual se convida( solicitação da presença ou participação de alguém em algum evento).Pode convidar para casamento, aniversário, formatura, batizado etc.

Extrato – coisa que se extrai de outra, resumo, reprodução, cópia, trecho fragmento. Ex. Bancário

Aviso – notícia, informação, documento de aviso de algo que esqueceu de pagar. Ex. Luz.

Cartão – postal - cartão que numa das faces tem uma ilustração, reservando-se a outra à correspondência; postal,selo, mensagem escrita. O texto deve ser curto, uma ideia do lugar que está visitando. É remetido sem envelope. Apresenta vocativo e assinatura. Endereço só do destinatário. Linguagem coloquial ou informal.

Telegrama – Possui algumas características próprias. Veja:

O texto deve ser claro e conciso. Um telegrama custa caro, paga-se pelo número de palavras.
Há um papel especial, fornecido pelos correios, para se escrever um telegrama.
Na parte superior desse papel, escreve-se o nome completo do destinatário ( a pessoa a quem se envia o telegrama) e o endereço.
Na parte inferior, escreve-se o nome completo do expedidor ( a pessoa que envia o telegrama) e o endereço.
Na parte do meio usa para escrever o texto e assinar.
Gênero Instrutivo

Bulas de remédio
– impresso com as informações que acompanha um medicamento;
Prospecto

Regras de jogos – Aquilo que regula, dirigi, rege ou governa. Fórmula que indica o modo correto de falar, raciocinar, agir etc., num dado caso. O que está determinado pela razão, pela lei, ou pelo costume. Método, ordem.

Receita culinária – Quantia recebida, ou apurada, ou arrecadada; produto, rendimento, renda. Indicações das proporções dos componentes e do método que se deve seguir no preparo de algo; fórmula.

Receitas - Capputine - Sorvete de mamão

RECEITAS – 2010


Sorvete de mamão papaia

2 mamões papaias (sem cascas e sem semente)
1 xícara (chá) de água quente
1/2 xícara (chá) de adoçante
1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Corte o mamão em pedaços e coloque no liquidificador. Bata até obter um creme. Reserve 2 xícaras. Em uma panela, misture a água quente e o adoçante. Leve ao fogo até dissolver completamente. Acrescente o adoçante
dissolvido ao mamão e misture bem. Leve para congelar por 4 a 6 horas, até

firmar. Mexa de hora em hora para desmanchar os cristais de gelo. Transfira a mistura para o liquidificador. Adicione o iogurte e a baunilha. Bata até obter um creme liso. Congele.

Rendimento: 8 porções
Valor calórico: 22 calorias por porção
Receita extraída do livro: A dieta do bom humor, Dra. Sônia Tucunduva Philippi - Editora Panda Books

Fazer capputini
400 g de leite em pó
2 colheres de café de bicarbonato de sódio
4 colheres de sopa de chocolate em pó
100 g de café solúvel
22 colheres de açúcar refinado
1 pacote de preparo para chantilly

Modo de preparo
Bater no liquidificador, seguindo a ordem dos ingredientes e guardar em recipientes bem fechado. Se quiser um café capuccino mais forte, use nescafé tradicional, se quiser mais fraco utilize o matinal. Se lhe agrada, pode-se colocar um pouquinho de canela em pó.


 MASSA MODELAR


 1 KG DE farinha de trigo ou polvilho
1 colher de sopa de desinfetante (pode ser Lysoform)
1 colher de sopa de glicerina
1 colher de sopa de sabão em pó.
-água.
Preparo: Misture a farinha de trigo ou o polvilho com um pouco de água até formar uma goma consistente. Junte a glicerina,o desinfetante e o sabão em pó que deixe a massa mais brilhante e cremosa e escorregadia.


Receita – é um texto de instrução. Instrucional. Esse gênero textual pode ser encontrado impresso em jornais, revistas, livros, ou pode ser apresentado na TV. Ou em sites ou pode ainda fazer parte de arquivos ou cadernos particulares.
Observa-se em primeiro lugar a apresentação dos ingredientes e a quantidade que deve ser utilizada de cada um deles.
Em segundo o modo de preparo. Essa etapa deve ser muito bem explicada para que não haja confusão.
Os verbos empregados no modo Imperativo, ou seja, são de ordens, sugestões de como agir: misture, reserve, coloque, bata,corte, distribua.



 Texto que mostra instrução

 *Mensagem de um brasileiro que mora a 15 anos na China:*

O que vcs vão começar a viver nas próximas semanas, nós
 já passamos aqui na China, então eu quero compartilhar
 o que funcionou pra mim e pras famílias chinesas:

1- mantenha a sanidade e a calma, o vírus é agressivo 
no contágio mas letal somente em pessoas com imunidade
 baixa e/ou com problemas de saúde;
2- aqui também a galera correu pro mercado e devastou 
as prateleiras, isso vem do pânico, mas vc também não 
precisa de uma quantidade enorme de comida, álcool ou 
desinfetante, já que vc só precisa usar se sair na rua, ficando em casa o consumo e pequeno;
3- não saia de casa, a melhor vacina para esse vírus e
 o não contágio, nós ficamos 40 dias dentro de casa, 
saindo só esporadicamente (muito raramente) só pra ir 
ao mercado;
4- se sair,  use máscara, luva e procure não tocar em
 nada , e muito menos no rosto, vcs ainda usam muito 
dinheiro em papel, então cuidado redobrado em tocar o
 rosto;
5- cuide do seus velhinhos
6- o vírus fica ativo nas roupas por 9 hrs e no metal
 por 12 hrs em média  chegando em casa borrife-se de 
álcool e ponha a roupa pra lavar, em seguida tome um 
bom banho, temos seguido essa rotina nos últimos 45
 dias;
7- deixe os sapatos fora de casa;
8- mantenha-se saudável, vitamina C, comidinha boa em 
casa, durma bem, imunidade alta e a melhor defesa;

A vida aqui está voltando ao normal aos poucos, o 
controle e a disciplina da galera foi espetacular.  
*Levou mais de 40 dias, mas nós controlamos!*

*Sem os cuidados e a atenção de cada um, vcs poderão 
levar meses lutando contra esse vírus*

*Não espere cuidados de um lado ou outro da disputa 
política, quem cuida de vc é vc mesmo, se cuide*

Muito terá que ser reconstruído depois que isso 
passar, aí e no resto do mundo, mas isso é depois...

Fiquem bem e saudáveis !

Aos meus amigos e os amigos dos  amigos.
*Todos somos irmãos e iguais!*


 

Gênero Narrativo

Fábula – narração alegórica, cujas personagens são, em regra, animais, e que encerra com lição de moral. Mito, lenda, ficção.
Fábulas – são morais, histórias curtas, em que os personagens são geralmente animais. Eles são apresentados como se fossem capazes de agir como pessoas, com a finalidade de mostrar as falhas e os defeitos humanos. Nesta moral revela um ensinamento em relação às ações e sentimentos das pessoas. Toda fábula tem uma moral no final.

Lenda – é uma narrativa cuja autenticidade não pode ser verificada. Ela pode se basear em fatos reais ou não.

Conto
– narração falada ou escrita.

Crônica – narração histórica, por ordem cronológica. Pequeno conto, de enredo indeterminado. A cronica é um gênero textual que se caracteriza por um breve comentário ou avaliação de um fato da vida do homem comum, frequentemente um acontecimento do momento.
Organiza-se o texto da crônica por uma exposição ou por uma narração, na terceira pes. Ou na primeira pes. Do discurso. A linguagem empregada tb pode variar de acordo com o nível cultural do destinatário, ou conforme o grau de formalidade pretendido no texto.
Há crônicas em que o autor critica um fato, outras em que ele comenta visando a provocar uma reflexão, outras em que faz um ligeiro comentário de atividade cultural ou politica do momento. Pode ter ou não traços de humor, exatamente por seu caráter crístico, avaliativo.

Histórias em quadrinhos – sequência dinâmica de desenhos (quadrinhos), em geral com legendas, que contam uma história.

Narrativa – é o relato de uma sequência de acontecimentos dos quais participam personagens em um determinado lugar e tempo.

Gênero gráfico

Mapas – representação, em superfície plana e escala menor, dum terreno, país, território, etc.

Desenho – representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas.

Gráficos estatísticos
– relativo à grafia, ou as artes gráficas, ou que delas se ocupa.
..................
Paródia - 

Paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária,encontramos na músicas e em filmes, utilizando ironia e deboche.
Ela é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentido diferente. Na literatura a paródia é um processo de inter textualização, com a finalidade de desconstruir ou construir um texto.
Ex:
Batatinha quando nasce esparrama pelo chão .
Papaizinho quando dorme poem a mão no coração.

Paródia


Político quando candidato esparrama  mentiras no chão.
Professores quando ensinam poem amor na profissão.

PARÁFRASE

Representa uma reescritura do texto original com novas palavras sem que o sentido do mesmo seja modificado, Assim, a paráfrase é uma reprodução da ideia do autor com as palavras do discente (aluno), utilizando se de sinônimo, inversão de períodos, etc.
O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a ideia do texto.
EX:
Original

Minha terra tem palmeiras
Onde cana o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá. (Gonçalves Dias - 'Canção do Exilo')

Paráfrase

Meus olhos brasileiros se fecham saudosos.
Minha boca procura a'Canção do Exílio'
Como era mesmo a 'Canção do Exílio'?
Eu tão esquecido de minha terra...
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sábia!
(Carlos  Drummond Andrade, "Europa, França e Bahia")

Gênero poético

Este texto uma pessoa grávida postou no face. 
A grávida sempre fica sensível. Ela é poética. Angélica.
Mas é uma música de Barbara Dias - Oração do bebê


Um mês e o tempo voa
Eu já sou
E você nem descobriu
São dois e chega perto
Mas eu ainda sou
Pequeno demais, viu?
Três meses e o tormento
Esse teu sofrimento
Eu também já posso sentir
Vê se aquieta o coração
Pra quando eu sair daqui
Talvez eu dê trabalho
Uma vida de despesas
Mas por favor me deixa ficar
E se por um acaso
Eu não tiver seus olhos
Você ainda vai me amar
Eu sei que a ansiedade
É quase uma inimiga
Mas eu não quero ser confusão
Então, por favor
Me deixa na sua vida
Mas vê se aquieta o seu coração
Se é tempestade, todo medo
Se for arrependimento
Por favor tira daí
Você ainda não me tem inteiro
Nem me conhece direito
Mas já posso te ouvir
E quando a barriga for crescendo
Você ainda vai ser linda
Eu nem preciso te ver
Seca o choro e fica aqui comigo
Que até assim tristinha eu já sei
Que eu amo você!
Quatro meses tempo
Eu te imploro paciência
Eu vim do céu por causa do amor
No quinto faltam quatro
E eu aposto que os presentes
Já tão vindo em rosa ou azul
E quando chega o sexto
Todo mundo já vê
Que você não anda sozinha
No sétimo eu já tenho lencinhos com meu nome
Desculpa pai mas ela é só minha
Se é tempestade, todo medo
Se for arrependimento
Por favor tira daí
Você ainda não me tem inteiro
Nem me conhece direito
Mas já posso te ouvir
E quando a barriga for crescendo
Você ainda vai ser linda
Eu nem preciso te ver
Seca o choro e fica aqui comigo
Que até assim tristinha eu já sei
Que eu amo você!
Oitavo mês aguenta
Que eu já to chegando
Só quero um jeito de te encontrar
No nono vem a pressa
A dor, o choro, a gente
Desculpa você ter que sangrar
E por mais uns anos
Você vai fazer planos
Pensando se eles servem pra mim
E eu vou te acordar
Bem de madrugada
Você vai me amar mesmo assim
O meu primeiro passo
Vai ser no seu abraço
Me segura quando eu cair
E no final do dia só a tua voz
Que vai me poder fazer dormir
Se é tempestade, todo medo
Se for arrependimento
Por favor tira daí
Você ainda não me tem inteiro
Nem me conhece direito
Mas já posso te ouvir
E quando a barriga for crescendo
Você ainda vai ser linda
Eu nem preciso te ver
Seca o choro e fica aqui comigo
Que até assim tristinha eu já sei
Que eu amo você!

música de Barbara Dias - Oração do bebê



Poema de Zé Vicente
   *Noite de 27.03.2020*

Na Praça vazia
A chuva caía
A noite chegava
E Roma chorava...
Os mortos cremados Velhos, jovens, bem amados... 
Que na solidão se foram
E nem ao menos foram velados.

Na Praça vazia
São Pedro veria
O Papa Francisco
Pisar sobre o risco
Rasgar o medo e a solidão Seguido pela maior multidão
Que de todos os pontos da Terra 
Se uniu ao velho Bispo 
em oração.

E na Praça já não mais vazia
Jesus e a Virgem, mãe Maria
Com Francisco da Paixão
E milhões num só coração
Bebemos no cálice do silêncio e da ternura Gotas da mais
 genuína e mais pura Fé - 
Naquele que acalma a tempestade
E nós faz vencer o medo e a loucura.

E na Praça já não mais vazia
A chuva suave que caía
Virou mar de lágrimas, de compaixão
E o nosso barco vencerá o mar revolto e a escuridão! Jesus
 desperto nos traz paz e segurança
Eis o conselho de Francisco, nosso irmão!







NÃO VOU ME RENDER - Crônica

Não serei arrastado na lama que rompeu a barragem 
que impedia a barbárie. 

O país não é só isso. 

Para cada Gilmar Mendes, tem um Manoel de Barros.

Para cada Aécio Neves, tem um mestre de Congada 
resistindo à opressão nas mesmas terras mineiras.

Para cada Michel Temer, um Mário de Andrade na paulicéia.

O país não é só um branco de gravata ou toga.
É vermelho na pele indígena. 
É preto potente na pele da menina. 
É um guri, um piá, um curumim.

É trans! 

É trem bão, é da hora, é sinistro, é massa! Ainda que não 
pareça, passa.
E eles passarão. 

Desanima, não. 

Menos preocupação e mais ocupação. 

O país, novamente, está sendo saqueado. Seu povo pobre
 dizimado.Mas, até por uma questão de lógica, enquanto
 estivermos vivos não dá pra decretar derrota. 

Minha energia.Meu pensamento e meu afeto se movem pela 
transformação e pela justiça social. 

Para que pessoas não morram pela cor da pele. 
Pela orientação sexual. 
Por denunciarem injustiças. 
Por serem quem são. 

O país não é só o Planalto. 
A injustiça suprema. 
Homens asquerosos.
Um país reacionário.
Quadrado.

É também roda. 
De samba. 
De capoeira. 
De poesia. 

É uma espiral. 

É a mata, os bichos, as ervas, a arte, o povo.Tudo que 
nele brota.

É uma idosa distribuindo sopa e cuidando de pessoas em 
situação de rua. 

É uma benzedeira curando as crianças da comunidade. 

É um professor mal pago e apaixonado mudando a vida 
de crianças e jovens.

É um poeta desconhecido.
Uma dançarina sonhadora.
Uma enfermeira incansável. 
Um músico genial. 
Um gari cantarolando enquanto varre.
Um garçom simpático. 
Uma cozinheira incrível. 
Um sábio pajé. 
Uma mulher quilombola líder comunitária.
Uma criança alcançando o paraíso na amarelinha. 
Um bando de gente linda e anônima.

O Brasil é imenso!

Desistir dele é deixar de perceber a beleza que nele contém. 

Abrir mão da potência que dele provém. 

Vamô junto!

Contra a perda de direitos e o desmonte do país, o lema 
do povo guerreiro: 

"Só a luta muda a vida!"

André do Amaral (13.07.2017) 
 
 
 
Texto poético - Crônica
 

VOCÊ ESTÁ DEMITIDO 

- Você está demitido. 
- Virge santíssima, não brinca assim. 
- É sério. Você está demitido.
- Nossa! Mas de uma hora pra outra? 
- Sabe como é, a empresa vai passar por uma reestruturação. 
- Puxa, eu trabalho há 27 anos aqui, nunca trabalhei em
 outro lugar.
- Pois é. Chamei o senhor aqui para negociar.
- Negociar o quê?
- Os termos da demissão em comum acordo.
- Como assim?  Não tem nada de comum acordo.
 Estou sendo demitido. E sem justa causa.
- A causa é justa, na verdade. Entenda. É a crise.
 Mas de fato não podemos caracterizar como justa causa.
 Uma pena.
- Então não tem o que negociar. 
- Sabe o que é? A gente quer contar com o senhor no futuro.
 Como colaborador, entende? 
- Não. Não entendo.
- Seus serviços. O senhor desempenha uma função essencial 
para os nossos negócios, e não podemos deixá-lo na mão.
 Acredito que possamos entrar num acordo para terceirizar 
você assim que a lei permitir.
- E quando vai ser isso? 
- Daqui a 18 meses. É o que está na nova lei. 
Quarentena para migrar de contrato por tempo indeterminado
 para contrato intermitente.
- Dezoito meses? E como eu vivo até lá?
- Veja bem, tenho certeza que o senhor vai saber se virar.
 Não faltarão oportunidades. 
- Aos 46 anos? Sei... 
- Ah, não fala assim. Você está no auge. Não é toda 
companhia que pode contar com a sua experiência.
 E você ainda pode pegar um trabalho por produção...
- Produção?
- É, ora. A empresa paga você pelo que você produzir. 
E você se vira com o resto. Não precisa bater ponto nem nada. Muito mais fácil assim, sem transporte, sem alimentação, sem estação de trabalho... Por até 17 meses.
- Dezessete meses? 
- Isso. É a lei. Para não incidirem impostos e para você 
não sacar o seguro desemprego. Mas isso é outro assunto.
 Não se preocupe com isso agora.
- Caramba. Estou chocado. Minhas mãos estão até tremendo.
 Tem o financiamento da casa, a faculdade da Ana, o colégio 
do Edu. 
- Toma um gole d'água. Melhorou?
- Bom, pelo menos vou poder sacar o FGTS até me acertar.
- 80%.
- Como?
- 80% do FGTS. É o que estabelece a nova lei. Se fizermos um
 acordo, você poderá retirar 80% do FGTS. 
- Meu Deus... Ainda bem que tem 40% de multa rescisória. 
- 20%.
- Como?
- 20% de multa. É o que diz a nova lei. Se fizermos um acordo
, a empresa paga 20% da multa. Sobre 80% do fundo, é claro.
 É justo. É a metade entre zero e 40%. Todos ganham.
- Todos ganham? Como assim, todos ganham? E se eu não quiser
 fazer acordo nenhum?
- Aí será mesmo uma pena, porque nunca mais vamos contratar
 você como PJ.
- Mas esse acordo, vou consultar o sindicato. 
- Não adianta.
- Como? 
- Não adianta. É o que determina a nova lei. Os acordos 
individuais entre patrão e empregado valem mais do que as
 convenções e os acordos coletivos.
- Rapaz... mas a legislação...
- Esquece.
- Como?
- Esquece a legislação. Está na lei. Os acordos entre patrão
 e empregado valem mais do que a legislação. 
- Não é possível! Não foi para isso que eu fui a dezenas de 
assembléias, não foi para isso que eu me sindicalizei, nem
 é pra isso que pagamos a contribuição compulsória. 
- Acabou.
- O quê?
- A contribuição sindical obrigatória. Não é incrível? 
Finalmente. Bando de sanguessugas. Repara como essa reforma
 é boa. Você não vai mais precisar pagar a contribuição
 sindical. Taí um Congresso Nacional que defende o 
trabalhador.
 

(Camilo Vannuchi)
 
texto poético
 
Poesia escrita durante a epidemia da Peste de 1800:*

 E as pessoas ficaram em casa
 E elas leram e ouviram livros
 E elas descansaram e fizeram exercícios
 E elas fizeram arte e tocaram músicas
 E elas apreenderam novas maneiras de ser
 E elas pararam.

 E ele ouviram mais profundamente
 Algumas meditaram
 Algumas rezaram
 Algumas dançaram
 Algumas conheceram a sua própria sombra
 E as pessoas começaram a pensar de forma diferente

 E as pessoas se curaram. 
 E na ausência de pessoas que viviam
 De maneiras ignorantes,
 Perigosas,
 Sem sentido e sem coração,
 Até a terra começou a se curar

 E quando o perigo acabou
 E as pessoas se encontraram
 Elas se lamentaram pelos mortos
 E elas fizeram novas escolhas
 E elas sonharam com novas visões
 E elas criaram novas formas de viver
 E elas curaram completamente a terra
 Assim como elas foram curadas.
 
 *(Kitty O'Meary, 1839-1888)* 
 
 *Poetry written during the plague epidemic in 1800*

And people stayed home
And he read books and listened
And he rested and did exercises
And he made art and played
And he learned new ways to be
And he stopped

And he listened deeper
Someone meditated
Someone prayed
Someone danced
Someone met their own shadow
And people started thinking differently

And the people healed.
And in the absence of people who lived
In ignorant ways
Dangerous
Senseless and heartless,
Even the earth began to heal

And when the danger ended
And people found themselves
They grieved for the dead
And they made new choices
And they dreamed of new visions
And they created new ways of living
And they completely healed the earth
Just as they were healed
*(Kitty O'Meary, 1839-1888)* 
 EU NÃO SEI INGLES, MAS ACHO QUE ESTE É O MESMO DO DE 
CIMA.

texto poético


A sandália
Sua sandália predileta.
Quando a vejo,lembro de ti.
Acomodavam bem os seus pés
Pés  cansados de caminhar.
Cansados de trabalhar.
Trabalho duro,pesado
Na chuva ,no relento de sol
Montado à cavalo,à pé,
Fazia  picadas
Nas matas de MT.
Foram anos de luta.
Na madrugada ou na calada da noite.
Você nunca reclamou.
Que  homem forte e corajoso.
Benditas sandálias as suas.
Por 82 anos (de alguma forma)calçaram seus pés.
Pés que percorreram distâncias
Pés que andaram no chão.
Chão rachado do sertão.
Sertão do Caririri
Terra do meu pedim Ciço.
Terra de vovó Chiquinha.
Terra de meu primo Ray
Terra de tia Selene
Mesma terra do meu pai.
Benditos são todos esses pés .
Da minha linhagem paterna
Caminharam muitas verdades
Atravessaram medos e dificuldades
Contruiram histórias.
De curas e muita glória.
Pés que chinelaram vida a fora.
Pés que aprenderam.
Pés que ensinaram.
Benditos pés são os seus.
Querido papaí e ancestrais
Cruzaram do  sertão ao Chapadão .
Do CE ao seringal
Em busca de vida melhor
Bendito pau de arara que trouxe vcs pra mim.
Benditas tropas.
Benditas barcos.
Navegam amor ,galopam paz.
Ah meu pai!
Hoje,seus pés caminham diferente.
Voam no céu.
Entre anjos.
No Paraíso de Deus.
Não precisa mais de sandálias.
Ficou a lembrança em mim.
Gravada no meu sangue.
Internalalizada está .
E quando vejo algum desafios,sinto a sua voz cansada dizendo assim:
-"Filha, tudo isso vai passar.
-Confie em Deus.
Pronto!Pronto.Pronto....
É uma força maior que eu
Vem de muito longe
E se aloja calmamente dentro de mim.
A força que preciso pra seguir na vida.
Hoje também sei:
Tenho mais que as sandálias.
Tenho os pés.
Tudo tudo.
Tenho a minha VIDA!
Bendigo os portais divinos.
Em honra à ti,papai
Em honra tá à ti,mamãe
Farei boas coisas.
Já não reclamo,só agradeço!
Podem crer:
Tudo valeu a pena!
                                  18/04/2020
                              MlourdesFBorges





Mais completo veja : http://interagirmedici.blogspot.com.br/2015/02/tipologia-textual.html
http://interagirmedici.blogspot.com.br/2016/09/haicai-ou-hakai.html




Nenhum comentário: