sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PRESÉPIO ( alunos cegos participou) Reciclando lixo plástico,jornal.

Reciclando garrafas plásticas e jornal -

 Do lixo para o luxuoso PRESÉPIO

INSTITUTO DOS CEGOS DE MATO GROSSO - ICEMAT





Aqui verás que do lixo eu tiro muito. Do lixo posso fazer o luxo. Alunos cegos meus ajudou.
Pense sempre no próximo. 
É próximo do natal e este representa família.
Representa a paz. União.Perdão.
Pensando nisto as escolas não tem este símbolo. Nem as que passei teve condição de poder montar um presépio.
Minha escola é uma instituição que vive de doação.
E também todas escolas que passei em 31 anos não tinham.
Assim sendo achei necessário eu e meus alunos que são cegos dois dos que fizeram a papietagem e um baixa visão. Foram eles os artista: Cléber, Agnaldo e Regina.
Eu moldei. Eles fizeram a papietagem. Como eu entrava de licença especial então o meu tempo era pouco para que eles pintassem e aí eu pintei. 
Para eles pintar teria que fazer parte por parte e tampando. Exigiria espera para secar.
Mas o símbolo da família estará presente.
Eu já fiz três presépios do lixo. Em meu blog encontra. Um feito da caixa de ovo. Outro de parede e bem grande de caixa e este.






Este plástico ficou o são José. Era um vidro de desinfetante. A cabeça é um grego - iogurte.
Coloquei areia de gato para pesar e não tombar.




Os braços são de jornal. Sempre prendi com durex ou fita crepe. Somente em alguns momentos cola quente.








Aqui ele picou todo o jornal em pequenos pedaços. E depois faz a papietagem que é colar e vai ficar durinho.



Ele é baixa visão e tem outras dificuldades.




Ela tenta colocar cada figura em seu lugar. Ele está fazendo um quadrinho com pequenos papel de revista.




Esta garrafa verde será a Nossa Senhora mãe de Jesus. A garrafa é de um litro de água de coco.


Na cabeça o pote de iogurte. Mas cortei. O rosto coloquei isopor,mas errei em não cobrir com o papel filtro de café.




O quadro quase pronto.


Passando uma tinta de artesanato, tipo guache.







Quadro pronto. Ficou lindo!


Ele se abana. Ele é cego. Não tem ventilador e nem ar. O calor é muito. Aqui chega até 47.





Ele faz a papietagem. Ela será mãe de Jesus.




Ele faz o São José.











Ele faz papietagem










Ele faz papietagem e ela pinta com giz de cera.




Foi um aluno que é cego e fez de argila.






Este será um Reis.



Um São José outro Nossa Senhora e um Reis.



Este presépio eu fiz ano passado e é de caixa de ovos com lápis de cor aquarela.









Pinta com giz de cera.



Os três Reis. Um de água de coco de meio litro.
Os outros dois foram de água. Mas cortei um pouco, pois eles não são do mesmo tamanho.
Um é tampa de amaciante na cabeça que parece coroa. O outro uma tampa de outro produto, mas foi do desinfetante e caixa de ovo.



Os dois fizeram papietagem.






Ele é cego. Ficou há uns quatro anos.




Ela é mais lenta. não tem muita coordenação motora. Está melhorando a cada dia.







Um grupo de senhoras que me convidaram para ajudar as mesmas em aula de artesanato, pois a vida das mesmas estavam levando a depressão. Elas eram pessoas que enxergavam e na terceira idade ou próxima ficaram cegas por glaucoma. 
Glaucoma é uma doença silenciosa e quando vê está cega. Deve ir ao médico a cada seis meses para ver a pressão.



Fazem papietagem e estão fazendo enfeites natalinos.









Ela fez a papietagem nos carneirinhos que são de iogurte.







EU fiz ano passado e é de caixa de ovo. Pintura lápis aquarela.


Fiz ano passado em 2014. É de caixa de ovo, lápis aquarela, algodão, cola, papel de filtro de café e canetinha para olhos.








Este eu fiz de caixa de papelão em 2012. Ele é muito lindo e ainda tenho.http://interagirmedici.blogspot.com.br/2012/12/festa-de-fim-de-ano.html







 De costa. 
Após papietagem com o jornal eu eles fazem papietagem com papel de traçar este branco.
Aqui já foi feito e o bege é de filtro de café.



Ele está rasgando o papel para iniciar outra peça.



Ela fará o carneiro.






Ele se abana por causa do calor que é muito.















Achei na internet e resolvi postar. Pode ser que alguém tenha interesse. Eu ainda farei.




Papietagem é uma tácnica onde rasgo pequenos papeis e vou cobrindo o gesso, ou qualquer outro material. Ex: aqui foi feito a papietagem em material plástico. Onde eu moldei o molde que eu preciso.
É uma ramificação do papel machê. Não exige do artesão já que já que se trata apenas de uma colagem com pequenos papeis sobre papeis.
Pode usar saquinhos de pão, jornal, eu finalizo com o papel de molde para costura. Pois aí usarei menas base acrílica.









Ele fez a papietagem neste Reis e está fazendo em outro.Foi trabalhado textura nesta peça.
A frente é o papel filtro, mas as beiradas ficou na frente das vestes e na cabeças. Onde eles usavam um pano.




Ele picando o papel para colar. Ele é cego.










 

Aqui ele quase concluiu a papietagem.












Menino Jesus. feito com o iogurte




Papietagem de jornal. Papel e papel filtro.






Passei base acrílica.

Feito com a caixa da pizza. Carneiros.









Os carneiros estão colados em potes de iogurte 









Esta textura da frente eu usei um papel crepom. 
Este papel é do bem casado que trouxe de um casamento que fui no dia 15-08-15. Achei bonito e que poderia servir para algo. E serviu. Artesã é assim mesmo.







O Menino Jesus todo coberto com papel de traçar e pintou com tinta de artesanato. É um guache.Cabeça com pequenos barbantes rústicos feito circulo.No corpo usei crepom grosso o que trouxe do casamento que eu fui.




Grupo das mulheres. Senhoras que perderam a vista.





Foi colocado algodão para representar a lã deles.







Papel da pizza para berço do Menino Jesus.


Fazendo papietagem. Picar e colar o papel.




Galinha feito da caixa de ovos.











Anjo feito da caixa de pizza.

Passei base acrílica e joguei brocal.




Vaca. Corpo de iogurte com jornal e pipetagem do papel de costura. Lã no rabo.




























Passeio























Presépio - substantivo masculino

pequena construção e figuras de materiais

 diversos (barro, madeira, louça, papelão
etc.), que representam o estábulo em Belém e

 as cenas que se seguiram ao nascimento de

 Jesus; presepe.



Os Três Reis Magos. Seus nomes:
 seriam Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia, e Baltazar, rei da Arábia, os Santos Reis, porque são considerados bem-aventurados. Eles ganharam estas denominações cerca de oitocentos anos após o nascimento do Messias.
Os reis fizeram uma longa viagem até a manjedoura, lá chegando apenas no dia seis de janeiro, daí o Dia de Reis ser comemorado nesta data. Narra a tradição que eles seguiram a estrela que lhes indicava a localização exata de Jesus, e também que eles teriam oferecido ao Menino ouro, incenso e mirra, o primeiro simbolizando a realeza de Jesus; o segundo, a sua Natureza Divina, a fé, já que o incenso era muito usado nos templos para representar as preces que seguem do Homem para Deus; e o terceiro, a imortalidade e a alusão à sua futura morte no martírio, pois a mirra era muito utilizada para a preparação dos cadáveres, com o propósito de conservá-los infinitamente. Ela foi usada também no corpo de Jesus após a Crucificação. Destes magos e de seus gestos herdamos a tradição de dar presentes uns aos outros no Natal.
Eles também representavam a humildade dos poderosos que se curvariam diante da Realeza Maior de Jesus, cumprindo as profecias que prediziam a humilhação dos grandes dominadores terrenos e a glorificação dos humildes. É nesse sentido que a Igreja preserva o culto aos Reis Magos, que receberam esse título apenas no século III, cumprindo assim a profecia de que os reis se prostrariam diante Dele. Para o catolicismo, eles representam a obediência aos desígnios divinos, o desprendimento dos patrimônios materiais, o compartilhamento destes bens com os necessitados.

Nenhum comentário: