domingo, 14 de junho de 2009

Tics - "Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica"

Partindo da frase “de que serve as novas tecnologias na educação hoje?”, Concluo que os avanços tecnológicos que atualmente chegam à grande maioria das nossas escolas são muitos, porém só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo. Os acervos hoje disponíveis para as escolas nem sempre fazem parte do acervo pessoal dos professores, pois muitos ainda não dominam a utilização de outras ferramentas além do quadro de giz, livro didático, máquina de escrever e mimeógrafo. A evolução da tecnologia que aperfeiçoou os recursos trazendo-os para o dia a dia da escola, como a rádio, a televisão, a sala de vídeo, o data show, o computador, a Internet, a biblioteca, a filmadora, máquina digital. Estes vieram para trazer grandes benefícios que servem para facilitar a vida profissional, e ajudar os alunos. Para tal empregando-se diversos aplicativos que estão acessíveis no mercado e auxiliam na rapidez do seu trabalho. O professor deve ter sempre em mente aquilo que quer promover com o uso de determinando recurso. Em relação aos alunos, quando bem utilizados pelos professores, torna as aulas mais atraentes e dinâmicas, com aprendizagem para a vida, trabalho, porém não podem ser utilizadas somente para treinamento de determinadas competências. Não podem ser utilizados para segurar alunos em sala quando o professor faltar. O professor precisa estar presente. Os novos recursos tecnológicos sozinhos não é aprendizagem.
Eu tirei também esta fala em pesquisa:
Internet na Escola
“Um professor digital é aquele que possui habilidades para fazer um bom uso do computador para si mesmo e, por extensão, é capaz de usá-lo de forma produtiva com seus alunos”. Eu ainda digo não só o computador, mas qualquer outro recurso: Vídeo, data show, DVD, rádio, pesquisas na internet, filmadora, em blog e em grupos como eu fiz no yahoo. etc.
Aqui tem alguns títulos que podemos ouvir, ver, estudar no Educarede sobre este tema e com grandes estudiosos no assunto.
Título

Vídeos EducaRede – Entrevista com Nelson Pretto

Vídeos Educarede – Edith Litwin: Ensinar como se aprende com as TICs

Vídeos Educarede – Entrevista com Ronaldo Lemos, especialista em Direito Digital

Nenhum comentário: