quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A moda da tatuagem

Fuja da moda e atente-se para os perigos da tatuagem

Além da dificuldade em retirar, pode provocar alergias e manchas



Evidências arqueológicas encontradas na Europa, China, Japão e norte da África evidenciam que desde os primórdios da humanidade as pessoas ornamentavam a pele com desenhos criados com pigmentos de plantas e minerais injetados com instrumentos pontiagudos de madeira e osso. A tatuagem persistiu até os dias atuais, sendo usada por pessoas de diferentes culturas como forma de expressão artística, identidade sexual, identificação com determinado grupo etc.

Muitas outras pessoas, no entanto, têm uma tatuagem somente com a finalidade de enfeitar o corpo e mostrar algo diferente naquela esperada hora de ir a uma festa, praia ou ao clube. Na grande maioria, a tatuagem é usada por adolescentes que, ainda muito inexperientes, tomam esta decisão sem pensar na carreira profissional e nas consequências estéticas durante a velhice.

Inúmeras pesquisas indicam que mais da metade das pessoas que fazem tatuagens querem removê-las posteriormente, como é o caso da analista de importação e exportação Adriana Santos. Tenho três tatuagens. Coloquei-as quando tinha aproximadamente 20 anos. Atualmente, pensaria melhor antes de colocar qualquer desenho sobre a minha pele, pois sei que para tirar é muito difícil e quando eu estiver com a pele envelhecida, as tatuagens vão perder o sentido e poderão até ficar deformadas , diz Adriana.

A grande preocupação do ponto de vista médico, contudo, é a reação da pele com a penetração da tinta da tatuagem, que pode causar alergias. Por isso, a dermatologista recomenda que antes de se fazer uma tatuagem, o cuidado básico deve ser preparar a pele com cremes despigmentantes à base de hidroquinona, isto é, ativo cuja finalidade é clarear.

O uso desses cremes vão impedir ou minimizar a ocorrência de complicações indesejáveis como a hiperpigmentação pós-inflamatória e hipopigmentação transitória, principalmente para quem tem a pele mais morena.

A hiperpigmentação pós-inflamatória é o resultado da pele aumentando a sua produção de melanina (que confere pigmentação à pele) para se proteger da alguma lesão. Essa melanina produzida em excesso pode causar até manchas. Já a hipopigmentação transitória ocorre porque uma determinada quantidade de melanina normal foi destruída no momento da aplicação da tatuagem, junto com a melanina-alvo.

Além da desorganização no ciclo de produção de melanina, a tatuagem pode causar em algumas pessoas um desconforto, que consiste em um tipo de queimação na área tatuada, que pode ser minimizada com a aplicação previa de anestésicos tópicos.

Outra questão que preocupa é o risco de várias doenças que podem ser transmitidas na ocasião da aplicação da tatuagem. Isto inclui doenças incuráveis e mortais como Aids e todas as que são transmissíveis através do sangue contaminado.

Arrependimento

Tirar a tatuagem é muitas vezes mais complicado e doloroso do que fazer. Além disso, o tratamento para retirar a tatuagem é um pouco doloroso e demorado. Muitas vezes é necessário aplicar uma anestesia local. Mesmo assim, o laser pode não ser capaz de eliminar a tatuagem totalmente e a pele nunca voltará a ser o que era antes.

A técnica mais utilizada no mundo todo atualmente para remoção de tatuagem é o uso de laser de Rubi, que, no entanto, é mais eficaz quando o pigmento é escuro, pois quando o pigamento é amarelo ou vermelho ele não é muito eficiente. Há também os métodos que compreendem a excisão, a dermoabrasão, os peellings químicos e o laser CO2.

Deve-se também ter muita cautela com tatuagens cosméticas, feitas a laser. Muitas delas contêm pigmento acastanhado, conhecido como óxido férrico. Aparentemente, o impacto do laser provoca uma reação química que transforma o óxido férrico em óxido ferroso, que tem colocaração enegrecida. Recomendo fazer um teste prévio.

Possuindo uma tatuagem óxido férrico, ela vai enegrecer inicialmente, mas com as sessões subsequentes o pigmento vai sendo destruído. Em todas as técnicas para tirar tatuagem com laser, também se aplica a maquiagem definitiva, que também é um tipo de tatuagem.

Uma opção para quem quer ter uma tatuagem e não tem a certeza de que quer tê-la por toda a vida, é a tatuagem de Henna, pois ela é temporária. A prática de marcar o corpo com henna vem de uma tradição do sul da Ásia. Os desenhos podem ser feitos nas mãos, pés e rosto, porém o tempo médio de duração de uma tatuagem de henna é de uma a duas semanas.

Dra. Mônica Carvalho é médica formada pela Escola Paulista de Medicina com especialização em dermatologia e dermatologia infantil e Dermato scopia (estudo detalhado das "pintas (nevos) do corpo

Para saber mais, acesse: www.clinicamonicacarvalho.com.br

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

UNHAS - COR E CUIDADOS

Unhas

Como já tive e tenho problema com unha eu achei ótimo compartilhar. Eu pude aprender.

Deixe as unhas fortes e bonitas sem sair de casa

Com cuidados simples você consegue obter resultados de salão



Francesinha, curta, comprida, redonda, quadrada, não importa como elas estejam. As unhas também passam por mudanças que acompanham a moda e deixam as mulheres bem preocupadas. Afinal, a mão está visível o tempo todo e é alvo certo dos olhares.

Acompanhando ou não os estilos, se estiverem mal tratadas são sinônimos de mãos feias, descuidadas e envelhecidas. A unha é o apêndice mais duro do nosso corpo, porém está susceptível às alterações das mais variadas, que comprometem diretamente sua estética. Portanto, em casa ou no salão você precisa ficar atenta, principalmente, com os utensílios utilizados. Procure não dividir alicates e lixas e, nas idas a manicure, verifique se foram esterilizadas. Dessa forma, você não corre risco de se contaminar com bactérias que podem, até, fazer com que a unha caia. Inicialmente, os cuidados devem se voltar para o corte, que nos cantos nunca deve ser profundo para não encravar.

Não se deve remover totalmente as cutículas, pois a película tem a função de proteger contra fungos e bactérias. A remoção frequente e excessiva pode levar às infecções repetidas e alterar a estrutura.

Esmaltá-las constantemente provoca o ressecamento e, como consequência, unhas quebradiças. Para prevenir, deve-se dar um intervalo - pelo menos de uma semana a cada três - no uso do esmalte e, neste período, aplicar cremes hidratantes ou óleos.

O aparecimento de linhas transversais ou longitudinais está ligado aos traumatismos constantes do dia a dia. Unhas descoladas e esbranquiçadas revelam a presença de micose causada por fungos ou ainda psoríase. Para identificar, é necessário um exame clínico e laboratorial, porém sempre há um tratamento para cada caso.

Mariana Ximenes tem o segredo das unhas fortes

O esmalte deixa as unhas mais bonitas e forma uma capa de proteção

Cabelo impecável, pele lisinha e roupas deslumbrantes são essenciais pra um visual que chama a atenção. Mas tudo isso perde o efeito se suas unhas estiverem quebradiças ou opacas, sem vida: a aparência de desleixo compromete toda a sua produção. O pior é que, nem sempre, o problema está na falta de cuidados. Além dos hábitos, a alimentação também interfere diretamente na saúde das suas unhas, conforme explica a especialista no cuidado das unhas e gerente do Centro Técnico da Risqué, Cleonice Martins. Confira as dicas e se prepare para arrasar.

Alimentação adequada
" Uma alimentação desregrada e carente de vegetais pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. Se o organismo percebe a falta de proteínas, vitaminas e outros nutrientes, ele tende a direcionar esses nutrientes para órgãos essenciais e deixa de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo. A principal dica é abusar das proteínas animais e do leite e derivados, pois eles são fontes ricas em cálcio - nutriente importante para a estrutura óssea e também das unhas".

Os esmaltes
Os esmaltes também estão entre os responsáveis por uma unha bonita e forte, porque formam uma capa que diminui os riscos de quebra. Adoro os vermelhos, mas o branquinho básico é meu amigo de todas as horas , afirma a Mariana Ximenes. Há fórmulas que protegem as unhas das agressões do dia-a-dia e também agem no fortalecimento. Também existem esmaltes que apresentam nutrientes mais específicos para o tratamento das unhas. Procure nos rótulos a melhor indicação para a sua necessidade ou agende uma visita no dermatologista. O médico pode receitar uma fórmula manipulada para tratar o seu problema.

A força dos esmaltes escuros
Como o lascado é mais visível num esmalte escuro, em comparação aos claros, as mulheres tendem a ser mais cuidadosas. Já a pigmentação, em si, não influência na resistência das unhas. Quando o esmalte é boa qualidade, qualquer outra cor ajuda a deixar as unhas menos ressecadas e mais protegidas do contato com produtos químicos, que acabam ressecando as unhas e deixando-as mais frágeis, diz a especialista.

Cuide bem das suas unhas
Sabe aquela mania de ficar raspando o esmalte da unha? Abandone. Ela é responsável por deixar sua unha ainda mais fraca. Quando você raspa o esmalte, em vez de retirá-lo com removedor, acaba lixando a parte de cima das unhas. A camada de queratina eliminada faz com que elas se quebrem à toa e tenham mais dificuldade para crescer. Além disso, dependendo da força que você usa para raspar, as unhas passam a crescer com defeitos, como ranhuras ou uma espécie de baixo relevo, como se o dedo já tivesse sido preso em porta , diz Cleonice Martins.

Abuse da água
Beba, pelo menos, dois litros de água diariamente. As unhas precisam de hidratação como qualquer outra parte do corpo. Elas também podem ficar ressecadas e quebradiças na falta de água, de acordo com a especialista no cuidado das unhas.

Os inimigos da unha bonita
As unhas se enfraquecem por vários motivos. Os mais comuns são problemas de metabolismo, alergia, anemia, deficiências de cálcio ou outros nutrientes essenciais. Mas existem outros problemas que oferecem risco, como explica Cleonice Martins. "Alguns fatores podem fazer com que as unhas fiquem mais fracas. Pessoas que se expõem muito ao sol, ao uso de detergentes ou outros tipos de produtos de limpeza também estão colocam as unhas em risco. Utilizar esmaltes de má qualidade também pode causar este problema. Mas a grande vilã, para quem deseja ter mãos lindas, é a péssima mania de mordê-las. Existem tratamentos dos mais diversos para evitar esta mania, como choques ou colocar produtos químicos de sabor repulsivo nas unhas. O melhor mesmo é se conscientizar do problema e eliminá-lo. Como todo tipo de mau hábito, pode ser bastante difícil abandoná-lo no começo, mas quando as unhas estiverem bonitas, fortes e perfeitas, você verá que o sacrifício valeu a pena.

Dica
Ficar com a mão na boca ajuda a enfraquecer as unhas e ainda sugere riscos para saúde. "Não é indicado colocar as unhas na boca, pois isso facilita o aparecimento de fungos o que pode ser um risco para saúde", diz a especialista no cuidado de unhas.


Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-estar

email minhavida@minhavida.com.br